O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou um exame neste domingo, 4, e o resultado foi “dentro da normalidade”. A informação consta no boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, nesta tarde.
“Lula esteve hoje pela manhã no Hospital Sírio-Libanês para a realização de uma laringoscopia previamente agendada”, informou o hospital. “O exame se mostrou dentro da normalidade.”
O petista foi acompanhado pelas equipes médicas de Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Rubens Brito, Rui Imamura e Luiz Paulo Kowalski. Assinaram o boletim médico: o Dr. Luiz Francisco Cardoso, Diretor de Governança Clínica do hospital; e o Dr. Ângelo Fernandez, Diretor Clínico.
No fim de novembro, Lula foi internado no mesmo local para a retirada de uma lesão na laringe, na garganta. Na ocasião, o petista retirou uma leucoplasia (uma espécie de bolinha branca na garganta) da prega vocal esquerda.
Dias depois do procedimento, o presidente eleito adiou uma viagem para Brasília a fim de recuperar a voz. Lula só foi à capital federal no domingo 27. Na sexta-feira 2, ele retornou a São Paulo e, agora, deve ir para Brasília nesta noite.
Em 2011, Lula foi diagnosticado com um câncer de 3 centímetros de diâmetro na laringe. Por isso, ele teve de passar por 30 sessões de quimioterapia.