O Japão surpreendeu e derrotou a Alemanha nesta quarta-feira, 23, por 2 a 1, na abertura dos jogos do Grupo E da Copa do Mundo de 2022. Considerada favorita para o duelo, a Seleção Alemã até dominou o jogo com mais de 70% de posse de bola, mas sofreu a virada na reta final do jogo. Por outro lado, os japoneses ganharam sobrevida no considerado “grupo da morte”.
Os germânicos abriram o placar logo na primeira etapa, com uma cobrança de pênalti do volante Ilkay Gündogan, após o goleiro Shuichi Gonda derrubar David Raum dentro da grande área. Entretanto, apesar de dominarem o confronto, não conseguiram ampliar a vantagem.
Seguindo o clichê popular “quem não faz, leva”, a Seleção Japonesa virou o jogo na reta final em duas oportunidades. Aos 30 minutos da segunda etapa, Ritsu Doan aproveitou o rebote de Manuel Neuer e empurrou para as redes. A virada veio logo na sequência, aos 38 minutos com o atacante Takuma Asano.
Protesto
Depois dos ingleses, a Alemanha também protestou contra a proibição da braçadeira de capitão “One Love”. Os jogadores alemães taparam a boca durante a foto oficial da seleção, em resposta ao desrespeito que o Catar promove aos direitos humanos.