A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que as máscaras sejam obrigatórias em aeroportos e aviões passa a vigorar a partir desta sexta-feira, 25, em todo o país.
A decisão foi tomada no início desta semana. Os diretores do órgão alegaram o aumento número de casos de covid-19, a proximidade das festas de final de ano e as férias para justificar a ordem. As máscaras deixaram de ser obrigatórias nas áreas de embarque dos aeroportos e nos aviões em agosto deste ano.
Apesar da determinação, segundo a Anvisa, as pessoas vão poder retirar as máscaras para se hidratar e comer durante o serviço de bordo. A regra vale também para as áreas internas do aeroporto.
Determinação vai na contramão de estudos
A decisão da Anvisa é questionada por uma série de estudos científicos que apontam sobre a eficácia das máscaras como medida de proteção contra a covid-19.
A organização médica Cochrane revisou, no ano passado, quase 70 estudos sobre o uso do item e concluiu que as máscaras fazem pouca ou nenhuma diferença na quantidade de pessoas que se infectam.
Ainda em 2021, um estudo dinamarquês, publicado na Annals of Internal Medicine, envolveu quase cinco mil pessoas e não encontrou diferença nas infecções por covid entre o grupo com máscara e o grupo sem máscara.