O mercado financeiro elevou a prévia para a inflação pela quinta vez seguida. A projeção aparece semanalmente no Boletim Focus do Banco Central (BC) por meio da estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na edição mais recente do documento do BC, publicada nesta segunda-feira, 28, o mercado aumentou a prévia da inflação para 5,91%. Os dados refletem a pesquisa feita na semana anterior à publicação do Relatório Focus.
As constantes elevações da prévia para a inflação começaram a ser divulgadas na primeira segunda-feira depois do resultado do segundo turno das eleições de 2021. O mercado segue apreensivo com as escolhas para a condução econômica e fiscal do futuro novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um dos pontos de tensão é a Proposta de Emenda à Constituição que ficou conhecida como PEC da Gastança. Por meio dela, o futuro governo pretende elevar em R$ 200 bilhões o teto de gastos. Além disso, Lula ainda não divulgou os nomes escolhidos para liderar os ministérios da Fazenda e da Economia.
Publicado toda segunda-feira, o relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do Banco Central.