O Papa Francisco decidiu devolver à Grécia três peças de 2.500 anos do Parthenon que estão nas coleções papais dos Museus do Vaticano há mais de um século. Segundo um comunicado emitido na sexta-feira 16, a medida seria “um gesto de diálogo ecumênico” do Vaticano com a Igreja Ortodoxa Grega, comandada por Ieronymos II.
O Parthenon, que fica na Acrópole de Atenas, foi concluído no século 5 antes de Cristo para ser um templo para a deusa Atena, e seus frisos decorativos contêm alguns dos maiores exemplos da escultura grega antiga.
De acordo com o site dos Museus do Vaticano, uma das peças a ser devolvida é a cabeça do cavalo que puxava a carruagem de Atenas no lado oeste do edifício. As outras são da cabeça de um menino e da cabeça de um homem barbudo. Essas peças estão no Vaticano desde o século 19. Os planos de Ieronymos para as pequenas esculturas ainda não são conhecidos.
A ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni, expressou sua gratidão ao papa Francisco “pela generosa decisão”. A Grécia também tenta obter a devolução, porém de Londres, dos chamados Mármores de Elgin, que estão no Museu Britânico. O governo do Reino Unido sempre argumentou que essas peças foram adquiridas legalmente no início do século 19.