Roberto Maciel Santos (PP), prefeito de Lajeado do Bugre (RS), cidade ao Norte do Estado, foi morto a tiros enquanto estava em seu gabinete na manhã de quinta-feira 23.
O vice-prefeito da cidade, Ronaldo Machado da Silva (PL), diz que estava em uma reunião com o prefeito e um funcionário, quando eles foram surpreendidos pelos tiros. “A gente não conseguiu identificar ninguém, porque chegaram chutando a porta e atirando”, disse ao portal de notícias g1. “Consegui escapar por um banheiro. Foi um sufoco.”
A Polícia Civil investiga o caso. De acordo com a delegada Aline Dequi Palma, diversos disparos foram efetuados. Uma pessoa foi detida para averiguações. Nenhuma hipótese é descartada.
Morte do prefeito
Segundo a delegada, vários disparos foram feitos contra o prefeito. Relatos de um funcionário que ficou ferido e de testemunhas ajudaram a desenhar o cenário e entender o ocorrido.
“Eles estavam no gabinete do prefeito, o vice e esse outro funcionário da prefeitura, quando um homem entrou armado”, disse Aline. “Ele invadiu e disparou contra todos, acertando imediatamente o prefeito, que morreu na hora, e vitimando esse outro funcionário, que está hospitalizado. O vice-prefeito conseguiu fugir, não foi atingido por nenhum disparo.”
As informações levam somente a um criminoso. “Ainda não temos a informação certa de que ele agiu sozinho, ou que ele estava acompanhado de outros homens”, disse a delegada. “Estamos verificando todas essas informações, ouvimos pessoas de forma imediata na prefeitura, e o pessoal está todo na rua para buscar essas outras informações.”
A polícia colhe informações com as testemunhas presentes, além das imagens de uma câmera de segurança na rua da prefeitura. “Na parte interna, não havia monitoramento”, informou Aline.
Leita também: “Danem-se todos os Brasis”, artigo de J. R. Guzzo, publicado na edição 139 da Revista Oeste.