O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a criação de duas secretárias: a da Mulher e a de investimentos e parcerias públicos-privadas (PPPs). A informação foi divulgada na terça-feira 29.
Para a pasta que cuidará das PPPs, Freitas afirmou que nomeará alguém de sua confiança. Atualmente, o Estado tem uma subsecretaria para o tema, portanto, a ideia do governador é elevar o status —segundo ele, para que haja interlocução de projetos com as demais secretarias.
“Quando você vai trabalhar com investimento, existe uma questão de transversalidade”, disse Freitas, em entrevista coletiva. “Funciona se a pessoa que está conduzindo esses projetos for bastante empoderada. E é bom que seja um secretário com proximidade com o governador.”
Dessa forma, Tarcísio vai acabar com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, criada durante a gestão de João Doria. A pasta ficou nas mãos do presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, atualmente superintendente do Sebrae, entidade privada, mas recebe indicações políticas para os cargos de direção.
A Secretaria da Mulher é uma promessa de campanha de Freitas. A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) é a cotada para assumir a pasta.