O Vulcão de Fogo entrou em fase de erupção na Guatemala no sábado 10. Até o momento, não foram anunciadas evacuações. Por meio de nota, o instituto de Vulcanologia da local emitiu um alerta.
🌋 Así amanece el Volcán de Fuego este domingo, con aumento en su actividad y dispersión de ceniza en varios departamentos, #CruzRojaGT estamos en monitoreo.
🚨 En caso de emergencia llámanos al 125 las 24 horas. pic.twitter.com/hZ41Z03XI1
— Andrés Lemus (@andrs_lemus) December 11, 2022
“O Vulcão de Fogo apresentou um aumento de sua atividade e nos últimos minutos entrou em fase de erupção”, informou. “A erupção é principalmente efusiva acompanhada de pulsos incandescentes da fonte de lava.”
As explosões são “fracas, moderadas e fortes” e há o registro de uma coluna de com cerca de 300 metros de lava e cinzas. A montanha que o abriga o Vulcão de Fogo possui quase 4 mil metros de altitude e está a 35 quilômetros da cidade da Guatemala, capital do país.
As autoridades suspenderam as atividades do aeroporto da capital. Pelo menos dois voos tiveram que ser desviados. Além disso, a AFP registra o fechamento preventivo de uma cidade que liga o centro e o sul do país.
De acordo com o G1, pouco mais de 200 vidas se perderam em uma outra erupção em 2018. Naquele ano, a lava do Vulcão de Fogo varreu a comunidade de San Miguel Los Lotes, localizada a cerca de 60 quilômetros da cidade da Guatemala.